Segunda Opinião

Esta página vai falar um pouco sobre a Segunda Opinião.



O que é a Segunda Opinião?

Segunda opinião é o termo que usamos para as consultas que são realizadas com médicos especialistas e de referência em um determinado assunto ou patologia. Em caso de pacientes com câncer, o oncologista especialista no tipo de câncer diagnosticado é o indicado para ser ouvido em uma consulta de segunda opinião. Ela pode ser recomendada e indicada pelo primeiro médico ou agendada pelo próprio paciente. A Segunda opinião é um direito do paciente, segundo o artigo 39 código de ética médica.

É realmente importante ter uma segunda opinião?

Sem dúvida. A segunda opinião é um aliado fundamental durante o tratamento do paciente. A experiência e conhecimentos específicos do médico oncologista são essenciais para a melhor estratégia de tratamento além de serem capazes de oferecer muito mais segurança e tranquilidade para o paciente. Em alguns casos, o tratamento pode ser longo. Neste contexto, pode ser necessário adaptarmos o tratamento e até mesmo utilizarmos novos medicamentos recentemente descobertos para determinados tipos de câncer. O médico oncologista está sempre buscando novas informações, atualizações, acompanhando novos estudos e diretrizes para que o melhor tratamento seja oferecido ao seu paciente.



Qual o momento certo de buscar uma segunda opinião?

É sempre recomendado que o seu tratamento seja iniciado por um especialista no assunto. Dessa forma, o ideal é que após o diagnóstico você já ouça uma segunda opinião. Ou seja, antes mesmo de iniciar o seu tratamento, recomendo que você busque um médico de referência no assunto. Mas tenha em mente que mesmo em tratamentos já iniciados ou mais avançados, a segunda opinião também é importante.



Devo levar alguma coisa de especial na consulta de segunda opinião?

Na verdade, é fundamental levar o máximo de informações que tiver. Laudos, exames, medicamentos em uso e já utilizados no passado. Se preferir, envie antes da consulta para que o médico possa analisar com mais calma e saber um pouco mais de detalhes sobre o seu caso.

Agende uma segunda consulta

Locais de Atendimento