(21) 2545 - 9005 / (21) 3389 - 2031 / (21) 2195 - 1200

Julho Verde

Julho Verde, campanha para prevenção e conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço.

O que é Câncer de Cabeça e Pescoço?

Chamamos de Câncer de Cabeça e pescoço tumores que surgem: na cavidade oral (boca), faringe (garganta), laringe, cavidade nasal (nariz), seios da face e glândulas salivares. Apesar de serem estruturas localizadas muito perto uma das outras, são tumores com comportamento completamente diferente. Alguns são mais agressivos, outros menos agressivos.

Quais os fatores de risco Câncer Cabeça e Pescoço?

Os principais fatores de risco são tabaco (cigarro), ingestão de bebida alcoólica e infecção por HPV. A associação do tabaco com o álcool parece aumentar ainda mais o risco, como se um aumentasse a potência do outro em causar o câncer. Mas não são os únicos fatores de risco, temos a predisposição genética e tratamento prévio com radioterapia.

E o HPV? Qual a relação com este Câncer?

A infecção por HPV está associada principalmente ao câncer que surge na boca, ocorrendo em pacientes mais jovens. Nós já sabíamos que o HPV estava relacionado com outros tumores, como câncer de colo uterino. No entanto, a associação desta infecção com câncer de cabeça e pescoço ficou mais evidente com a diminuição do tabagismo e aumento da doença em pacientes jovens. Afinal, historicamente, este tipo de câncer ocorria principalmente em homens com cerca de 60 anos.

 

Quais os principais sintomas?

Os principais sintomas vão depender da localização que surge o tumor. Podendo iniciar como um nódulo no pescoço, dor ou dificuldade de engolir, falta de ar, rouquidão persistente, sangramento, um machucado que não cicatriza na boca, na língua ou no lábio. Devemos ficar mais atentos em pessoas que fumam e ingerem bebida alcoólica com frequência.

Esse tipo de Câncer tem cura?

Sim, tem cura se diagnosticado cedo, com a doença pequena e localizada. O tratamento pode ser com cirurgia ou com radioterapia, dependendo da localização e do tamanho do tumor. A escolha do tratamento deve ser feita por uma equipe de médicos especialistas, para definir a melhor opção e com menos sequelas.

 

Saiba mais www.julianaominelli.com.br

By | 2018-07-15T22:43:40+00:00 julho 15th, 2018|Categoria 1|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment