(21) 2545 - 9005 / (21) 3389 - 2031 / (21) 2195 - 1200

We are survivors!

Sobreviver ao câncer. Algo cada vez mais comum. Há alguns anos, era somente uma esperança, mas hoje, uma realidade presente, marcante e cada vez mais incontestável. Toda essa evolução não se deu por acaso. É fruto do desenvolvimento de novas terapias, além de novas técnicas de diagnósticos, screenings, e de detecção dos tumores de maneira cada vez mais precoce.

Mais do que ciência. A relação médico-paciente é um fator determinante

Mas é fruto também do cuidado com o paciente, pré e pós quimioterapia, pré e pós cirurgia e pós terapia completa. Para entendermos essa evolução, aqui vai um número estatístico importante: Em 1975, o número de sobreviventes ao câncer nos EUA era de aproximadamente 3,6 milhões de pessoas. Em 2040, esse número será de aproximadamente 26 milhões, dos quais a grande maioria terá mais de 60 anos de idade, com uma parcela interessantes de sobreviventes com mais de 80 anos. Há alguns anos seria impensável termos sobreviventes ao câncer vivendo mais de 80 anos.

Uma revisão da The New England Journal of Medicine compilou esses dados, nos mostrando informações importantes para entendermos como esses números estão evoluindo. Consiste em uma análise bem detalhada com orientações inclusive para nós médicos sobre como proceder em termos terapêuticos e de acompanhamento do paciente do cãncer de maneira a aumentar seu tempo de vida.

O papel da família, amigos e toda equipe profissional

Outro ponto curioso e importante é a extensão do conceito de SOBREVIVENTE para os membros da família, amigos e cuidadores. A explicação para interpretarmos dessa forma é que o câncer não é uma doença que se vive sozinho e isoladamente. Ele impacta a vida de muitos, interfere e gera consequências na rotina de muitas pessoas. As mesmas que , juntas, podem fazer a diferença na vida do paciente, sendo determinantes para o sucesso da terapia e a sobrevida dele.

Estamos evoluindo. Estamos entendo mais a respeito daqui que faz a diferença para o nosso paciente. É hora de colocarmos em prática e seguirmos em frente!

By | 2019-01-29T09:35:30+00:00 janeiro 29th, 2019|Sem categoria|Comentários desativados em We are survivors!

About the Author: